Acesse o novo internet bankingacesse sua contaabrir conta
Relátórios de economia
19/12/2025

Semana em Gráficos - 05/12 a 19/12

Por

Cristiane Quartaroli

A corrida eleitoral mal começou, mas os ativos já estão precificando como se estivéssemos a menos de um mês da decisão. Exagero? Me parece que sim! Aos poucos o mercado vai se ajustando? Também acredito que sim. Enquanto isso, seguimos acompanhando esse vai e vem do dólar totalmente motivado por ruídos políticos internos. Além disso, e não menos importante, temos que lembrar que final de ano costuma ser sazonalmente ruim para o comportamento da nossa moeda por conta das saídas das remessas de lucros e dividendos das empresas. Ou seja, o que já costuma ser ruim, está piorando única e exclusivamente por hipóteses ainda não confirmadas. O que não podemos fazer é reclamar de monotonia em nosso Brasil!

Com dólar pressionado e insistência do Banco Central por um discurso ainda duro e a favor da manutenção de juros em nível elevado, a curva voltou a subir. Mesmo com os indicadores de inflação mais recentes mostrando um alívio, parece não ter sido suficiente para convencer o Banco Central de que o corte da Selic poderia começar já na próxima decisão, em janeiro de 2026. Isso somado a uma taxa de câmbio que parece ter encontrado um patamar de resistência elevado, levou a curva de juros a manter-se pressionada principalmente nos prazos mais longos.

ouça nosso podcast!

Economia do dia a dia

Um resumo dos principais acontecimentos de cada dia que podem influenciar na taxa de câmbio, tudo isso em menos de 1 minuto.

ouça agora

Outros artigos

Ver todos artigos