Acesse o novo internet bankingacesse sua contaabrir conta
Relátórios de economia
20/2/2026

Semana em Gráficos - 06/02 a 20/02

Por

Cristiane Quartaroli

Apesar da semana mais curta por conta dos dias em que o mercado financeiro brasileiro esteve fechado durante o carnaval, o real continua sendo uma das moedas emergentes com destaque positivo e uma das que mais se valorizou no período. O discurso sobre nosso diferencial de juros atrativo continua fazendo sentido e ainda é um dos grandes responsáveis pelo apetite ao risco para o Brasil. Dessa forma, o fluxo entra e nossa taxa de câmbio se valoriza. Além disso, vale lembrar que a incerteza sobre o futuro dos juros nos EUA permanece e ajuda a retirar um pouco de força da moeda norte-americana.

A curva de juros, por sua vez, sofreu um ligeiro aumento nesta semana após a divulgação do IBC-Br de dezembro. O Indicador teve um desempenho ligeiramente melhor do que as expectativas do mercado, sustentado, principalmente, pelo setor de serviços e pelo desempenho mais forte da agropecuária., sinalizando que a desaceleração da economia brasileira deverá ser mesmo gradual. Isso contribuiu para esfriar um pouco as hipóteses de cortes mais agressivos na Selic e, portanto, a curva de juros refletiu esse comportamento. A ideia é que o Banco Central siga o plano de voo de reduzir a Selic de forma lenta e gradual.

ouça nosso podcast!

Economia do dia a dia

Um resumo dos principais acontecimentos de cada dia que podem influenciar na taxa de câmbio, tudo isso em menos de 1 minuto.

ouça agora

Outros artigos

Ver todos artigos