Acesse o novo internet bankingacesse sua contaabrir conta
Relátórios de economia
1/8/2025

Semana em Gráficos - 18/07 a 01/08

Por

Cristiane Quartaroli

Não tem muito como fugir do tema “tarifaço”, foi ele que movimentou o mercado de câmbio nas últimas semanas, fazendo o dólar subir e cair em poucos dias. Isso porque uma decisão dessa magnitude afeta de forma significativa não apenas as economias dos países envolvidos, mas, também, os ativos financeiros. Por fim, o governo americano optou por implementar as tarifas em apenas alguns produtos brasileiros, de forma que o impacto econômico será um pouco mais modesto, mas longe de ser pouco significativo. Ou seja, ainda nada muito resolvido, pois quando se fala de Trump, tudo pode mudar novamente a qualquer momento. E o câmbio? Seguirá volátil com isso tudo.

A curva de juros, por sua vez, segue pressionada e em patamar elevado. Em sua mais recente decisão, o Copom optou por manter a Selic em 15% a.a. e sinalizou que não deve alterar esse número no curto prazo. Ou seja, os juros deverão permanecer mais elevados por um bom tempo por aqui, até que as projeções de inflação se aproximem da meta e o Copom se sinta confortável para iniciar um novo ciclo. Até lá, é possível que a gente continue observado essa curva de juros mais pressionada mesmo.

ouça nosso podcast!

Economia do dia a dia

Um resumo dos principais acontecimentos de cada dia que podem influenciar na taxa de câmbio, tudo isso em menos de 1 minuto.

ouça agora

Outros artigos

Ver todos artigos