acesse sua contaabrir conta
Relátórios de economia
2/5/2025

Semana em Gráficos - 18/04 a 02/05

Por

Cristiane Quartaroli

O dólar continua perdendo força de forma global e na última semana não foi diferente. As moedas emergentes, em sua grande maioria, acabaram se valorizando diante do dólar por conta de alguns motivos, dentre os quais destacamos: 1. Queda da confiança do consumidor americano para nível mais baixo dos últimos cinco anos; 2. Redução no número de ofertas de vagas de trabalho nos EUA, reportado pelo relatório Jolts, e 3. Expectativa de alta da Selic na reunião do Copom da próxima semana, mantendo atrativa a entrada de fluxo especulativo para nosso país.

A curva de juros apresentou uma leve alta em todos os prazos, em comparação com os dados da semana passada. Esse movimento foi influenciado, principalmente, pelas declarações mais duras do presidente do Banco Central. Em entrevista, Gabriel Galípolo sinalizou nova elevação da Selic — ainda que de menor magnitude — na reunião de maio, que acontecerá na próxima semana. Além disso, mencionou a possibilidade de manter a taxa em um patamar elevado por um período mais longo. Essas falas contribuíram diretamente para o comportamento observado na curva. Mercado mantém a perspectiva de que a Selic chegará a 15% a.a. no final de 2025.

ouça nosso podcast!

Economia do dia a dia

Um resumo dos principais acontecimentos de cada dia que podem influenciar na taxa de câmbio, tudo isso em menos de 1 minuto.

ouça agora

Outros artigos

Ver todos artigos