Acesse o novo internet bankingacesse sua contaabrir conta
Relátórios de economia
8/8/2025

Semana em Gráficos - 25/07 a 08/08

Por

Cristiane Quartaroli

Semana de alívio para a taxa de câmbio? Aparentemente sim, mas isso não significa que tivemos apenas boas notícias ou que essa é a nova tendência. Muito pelo contrário. O cenário continua sendo de muita incerteza, sobretudo, por conta das expectativas com o impacto das tarifas implementadas no Brasil e das que ainda estão sendo anunciadas pelo governo americano. Além disso, os ruídos políticos internos são motivos adicionais de aversão ao risco local. Ou seja, a queda do dólar ao longo desta semana parece estar ligada mais a uma correção técnica do que a um fator econômico específico e positivo.

Da mesma forma, a curva de juros seguiu pressionada e sinalizando taxas acima de dois dígitos, inclusive para os prazos mais longos. A ata do Copom, divulgada na terça-feira, seguiu a mesma linha do comunicado divulgado no dia da decisão, com um tom bastante duro e sinalização de contínua preocupação com o cenário externo, principalmente. Assim, a expectativa de que a Selic permanecerá em nível elevado por bastante tempo, continua sendo o cenário de maior probabilidade, tanto para os economistas quanto para os operadores de mercado.

ouça nosso podcast!

Economia do dia a dia

Um resumo dos principais acontecimentos de cada dia que podem influenciar na taxa de câmbio, tudo isso em menos de 1 minuto.

ouça agora

Outros artigos

Ver todos artigos