Acesse o novo internet bankingacesse sua contaabrir conta
Relátórios de economia
4/7/2025

Semana em Gráficos - 20/06 a 04/07

Por

Cristiane Quartaroli

Em 2025, já tivemos uma valorização de mais de 12% em nossa taxa de câmbio, claro que com muita volatilidade ao longo desta primeira metade do ano. Nas duas últimas semanas, o real foi destaque entre as demais moedas emergentes, se beneficiando da nossa elevada taxa de juros. Além disso, o dólar perdeu força globalmente, com o mercado ainda em dúvida sobre os próximos passos do Banco Central Americano, após dados mais fortes do mercado de trabalho nos EUA. Além disso, uma aparente crise institucional no Brasil, com desencontros entre governo e Congresso, limita uma queda mais expressiva do dólar por aqui.

A curva de juros seguiu praticamente o mesmo comportamento da semana anterior, com taxas ainda mais elevadas para os prazos mais curtos e expectativa de redução apenas para os prazos mais longos. Embora a inflação corrente apresente dados mais positivos, com uma inflação menos pressionada, as estimativas para o final deste e do próximo ano permanecem acima da meta e justificam uma postura mais conservadora tanto do Banco Central quanto do mercado. Esse comportamento é amplamente refletido na curva de juros.

ouça nosso podcast!

Economia do dia a dia

Um resumo dos principais acontecimentos de cada dia que podem influenciar na taxa de câmbio, tudo isso em menos de 1 minuto.

ouça agora

Outros artigos

Ver todos artigos