acesse sua contaabrir conta
Relátórios de economia
31/5/2024

Semana em Gráficos - 17/05 a 31/05

Por

Cristiane Quartaroli

Maio termina com taxa de câmbio bastante pressionada e com o real sendo destaque entre as moedas emergentes que mais sofreram nesse mês. Dentre os principais motivos para esse comportamento destacamos: 1. Incerteza sobre a queda de juros nos EUA neste ano, mesmo com indicadores de inflação mostrando desaceleração nos dados mais recentes; 2. Enfraquecimento da economia chinesa, apesar dos estímulos oferecidos pelo governo e, 3. Piora na percepção de risco fiscal do Brasil, mesmo com a possibilidade de elaboração de novas medidas para compensar o avanço dos gastos.

A curva de juros continua subindo, influenciada pela sinalização por parte dos membros do Copom de que existe a possibilidade de não haver mais corte de juros neste ano no Brasil. Embora os indicadores mais recentes de inflação tenham vindo abaixo do esperado, como foi o caso do IPCA-15, divulgado nesta semana, as projeções de inflação para o final deste e do próximo ano continuam subindo. A piora no quadro fiscal tem sido responsável pela pressão nas projeções de inflação e, portanto, no comportamento da curva de juros.

ouça nosso podcast!

Economia do dia a dia

Um resumo dos principais acontecimentos de cada dia que podem influenciar na taxa de câmbio, tudo isso em menos de 1 minuto.

ouça agora

Outros artigos

Ver todos artigos