blog
29/5/24

Money20/20: Ouribank participa das discussões de tendências do mercado financeiro na Europa

Por

Michele Loureiro

Por muitos anos, a pauta do mercado de pagamentos foi dominada pela transformação digital, depois evoluiu para a emergente cripto economia e no último ano a ênfase está em assuntos que apontam para uma visão de indústria cada vez mais aberta e conectada.

 

A agenda inclui Open Finance, plataformas de APIs e Bank as a Service. Justamente para participar da discussão das próximas tendências, o Ouribank estará na Money 20/20, uma das maiores conferências globais do universo financeiro. A edição do evento, que acontecerá em Amsterdã, na Holanda, entre 4 e 6 de junho, reúne as maiores oportunidades do mercado.

 

O banco participará com um time de executivos de alta liderança e especialistas em soluções de pagamentos, APIs e onboarding de clientes para facilitadoras e remessadoras. Com um estande de localização privilegiada na Money20/20, a ideia é extrapolar as fronteiras e ser um hub para destacar os diferenciais do banco no ecossistema global de fintechs.

 

“O foco é apresentar as soluções para facilitar o onboarding de empresas internacionais e simplificar suas operações no mercado brasileiro com mais agilidade e segurança”, diz Bruno Foresti, Diretor de Tesouraria do Ouribank.

 

Além de fornecer soluções para brasileiros acessarem o mercado internacional, o Ouribank também tem um portfólio completo de ferramentas para que estrangeiros possam operar no mercado brasileiro e as apresenta ao lado de grandes players globais.

 

Para se ter uma ideia, a Money20/20 deve receber mais de 8.500 participantes, de 2.300 empresas do mundo todo e, segundo a organização do evento, 7 a cada 10 pessoas são tomadores de decisão seniores. “É uma oportunidade evidente de fazer novos negócios”, diz Foresti.

 

A última aconteceu em Las Vegas, nos Estados Unidos, em outubro de 2023. “Percebemos que é o lugar perfeito para impulsionar parcerias e oportunidades de negócios. Além disso, é possível compartilhar e aprender novas tendências que podem transformar a indústria de pagamentos”, afirma.

 

Pix Internacional, Conta para Não Residentes e o Hub de soluções do Ouribank

 

Entre as novidades apresentadas no evento, o Ouribank aposta em pagamentos instantâneos para fora do país por meio de uma conta de não residente (CNR), uma espécie de Pix internacional.

 

O banco quer mostrar como o processo pode ser simples e seguro quando há o parceiro correto, que já é referência no setor de câmbio e especialista em serviços financeiros digitais.

 

Pedro Guimarães, Head de Produtos do Ouribank, explica que a CNR nada mais é do que um mecanismo para que empresas de fora do Brasil possam fazer e receber pagamentos em reais. “É uma conta flexível e não há necessidade de presença física no Brasil ou licença emitida localmente. É apenas necessário um número de identificação fiscal para a realização da transação, que funciona como um Pix”, explica.

A fácil integração via API ou acesso via internet banking possibilita que as empresas que fecham com o Ouribank consigam realizar pagamentos em tempo real, 24 horas por dia, sete dias por semana.

 

“Temos um sistema integrado que possibilita essa agilidade, sem dedução nos pagamentos e garantindo as normas com a regulamentação brasileira”, diz.

Os usuários desse tipo de conta costumam ser empresas prestadoras de serviços ou comercializadoras de produtos com sede fora do país. Também há companhias de pagamentos que usam o formato para simplificar o fluxo financeiro entre pessoas físicas que realizam operações como manutenção de residentes e transações para contas de mesma titularidade.

 

“A maior parte dos clientes está na Europa, China e Estados Unidos, refletindo os números da balança comercial com o Brasil. Por isso a importância de apresentar o produto no Money 20/20”, afirma o executivo.

 

E para garantir que nenhuma oportunidade será perdida, o banco já garantiu sua participação na próxima edição da Money 20/20,marcada para outubro em Las Vegas, nos Estados Unidos.

ouça nosso podcast!

Economia do dia a dia

Um resumo dos principais acontecimentos de cada dia que podem influenciar na taxa de câmbio, tudo isso em menos de 1 minuto.

ouça agora