Por
Michele Loureiro
Os monumentos, os caminhos planejados, o centro político, o cenário privilegiado arquitetado por nomes emblemáticos. A cidade de Brasília completa 62 anos no dia 21 de abril e reforça sua importância histórica -- e para o futuro -- do Brasil.
Para comemorar a data, o Blog Ourinvest preparou um conteúdo especial. Confira a seguir 15 curiosidades sobre a capital brasileira, que sedia as decisões mais importantes para o País.
1 - Brasília é a terceira capital do Brasil, depois de Salvador e Rio de Janeiro. A ideia de uma nova capital saiu do papel no mandato do presidente Juscelino Kubitschek (JK), que queria povoar o centro do Brasil e, também, deixar a capital longe de possíveis ataques marítimos.
2 - A capital era a cereja do bolo do plano do presidente JK, que tinha o lema “50 anos em 5”. A ideia era fazer o Brasil crescer em apenas cinco anos (tempo de duração de seu mandato),o que em teoria cresceria em 50 anos. Para isso, ele tomou várias medidas, como a construção de estradas, abertura de indústrias e investimentos em energia elétrica.
3 - Brasília é uma cidade planejada em formato de avião. Em 1956, o governo lançou um concurso para escolher o melhor projeto para a construção da cidade. O ganhador foi o urbanista Lúcio Costa, que desenhou Brasília com a forma de avião e que deu o nome de Plano Piloto. Mais tarde, Lúcio chegou a dizer em entrevistas que o formato original seria de uma borboleta.
4 - A obra de construção da capital foi realizada em três anos. Trabalhadores vindos de várias regiões do Brasil, principalmente do Nordeste, começaram a construção de Brasília. A obra aconteceu entre 1957 e 1960.
5 - A cidade foi inaugurada em 21 de abril de 1960, mesmo não estando completamente pronta. A data não foi escolhida ao acaso: o novo centro de decisões da República foi oficializado no Dia de Tiradentes, símbolo da luta pela independência e pelos valores republicanos no Brasil.
6 - O projeto de Brasília é considerado um dos mais modernos do mundo para a época. A cidade possui obras icônicas de Oscar Niemeyer, um dos mais importantes arquitetos brasileiros, como o Palácio da Alvorada, o Brasília Palace Hotel, o Palácio do Planalto, a Praça dos Três Poderes e o Museu Nacional.
7 - Brasília recebeu o título de Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco em 1987. A cidade possui 112,25 km² de área, o que faz com que seja a maior área tombada do mundo.
8 - A cidade possui a maior bandeira do mundo. Uma bandeira do Brasil, com 286m², está na praça dos Três Poderes. O local tem esse nome por concentrar os edifícios que representam os três poderes da república: Executivo (Palácio do Planalto), Legislativo (Congresso Nacional) e Judiciário (Supremo Tribunal Federal).
9 - Brasília é a terceira cidade mais populosa do País. Segundo estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para 2021, sua população era de mais de 3 milhões de habitantes.
10 - No primeiro ano da construção de Brasília, em 1957, havia 12.283 pessoas morando nos arredores da região, a maioria formada por imigrantes atraídos pelo processo de construção da nova cidade. De acordo com a Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan), atualmente os imigrantes respondem por 51,9% da população.
11 - A capital é também a terceira cidade mais rica do País, com um Produto Interno Bruto (PIB) de R$ 254,817 bilhões, em 2018.
12 - Brasília é a capital política do País e, também, a ponte com o comércio exterior. Há cerca de 90 embaixadas na cidade.
13 - O Palácio da Alvorada é a residência oficial do Presidente da República. O local tem 36 mil metros quadrados.
14 - A Praça dos Três Poderes é um dos pontos mais emblemáticos da cidade e símbolo do poder político do País. Abriga alguns dos prédios mais significativos da obra de Oscar Niemeyer: o Palácio do Planalto, sede da Presidência da República; o Congresso Nacional, sede da Câmara dos Deputados e do Senado Federal; e o Supremo Tribunal Federal.
15 - Brasília é centro de decisões políticas e tem números superlativos. Para se ter uma ideia, a Câmara dos Deputados possui 513 representantes eleitos que trabalham na aprovação de leis e fiscalização do Executivo. Esses políticos contam com 14.851 empregados. Já o Senado Federal é composto por 81 senadores, que empregam mais 5.851 funcionários.
Um resumo dos principais acontecimentos de cada dia que podem influenciar na taxa de câmbio, tudo isso em menos de 1 minuto.
ouça agora