acesse sua contaabrir conta
Relátórios de economia
23/8/2022

Uma questão de expectativa

Por

Cristiane Quartaroli

CAUSA:

As projeções de inflação estão melhorando. O  relatório FOCUS publicado ontem pelo Banco Central mostrou que a expectativa  para o IPCA deste e do próximo ano cederam para 6,82% e 5,33%,  respectivamente. Claro que o patamar ainda é elevado e muito distante das  metas estabelecidas para esses anos, de 3,50%e 3,25%; mas parece que o aperto  monetário está começando a fazer efeito. Nesta semana, haverá divulgação do  IPCA-15 de agosto e mais uma vez a expectativa é de que o indicador registre deflação no mês.

CONSEQUÊNCIA:

Com a inflação cedendo a cada mês é possível que o Banco  Central pare de subir os juros. Contudo é provável que a Selic permaneça em  patamar elevado por algum tempo, até que as projeções de médio e longo prazos  (para 2023 e 2024, por exemplo), cheguem mais próximas da meta. Quando isso  acontecer, talvez o Banco Central tenha espaço para começar abaixar os juros.  Até lá, ainda teremos algum tempo com juros acima de dois dígitos aqui, o que  pode contribuir positivamente para o comportamento da nossa taxa de câmbio.  Claro que sempre com muita volatilidade, já que estamos em ano eleitoral.

ouça nosso podcast!

Economia do dia a dia

Um resumo dos principais acontecimentos de cada dia que podem influenciar na taxa de câmbio, tudo isso em menos de 1 minuto.

ouça agora