acesse sua contaabrir conta
Relátórios de economia
26/10/2021

Teto Furado

Por

Cristiane Quartaroli

CAUSA:

A expansão fiscal geralmente é necessária em  momentos de crise, não tem jeito. Contudo é necessário que existam algumas  regras para que não se perca o controle. Não é exatamente o que está  acontecendo mais recentemente aqui no Brasil, já que o governo decidiu que  não precisa mais cumprir a regra do teto de gastos para disponibilizar  recursos para seus programas assistencialistas daqui para frente. Em anos  eleitorais vale tudo? Parece que sim. Mas essa decisão foi o estopim para  aumentar a aversão ao risco nos mercados na semana passada (e que continua  até hoje), com câmbio indo para as alturas e bolsa afundando.  

CONSEQUÊNCIA:

Com isso, tivemos mais uma rodada de piora nas expectativas  por aqui. A mediana do mercado é que a taxa de câmbio fique em US$/R$ 5,45 no  final deste e do próximo ano. Em ano eleitoral? Achamos difícil que o câmbio  volte para esse nível, será mais alto. Isso vale também para a cotação do  euro, veja na tabela abaixo. A inflação também não dará trégua, com mais  expansão fiscal à vista, teremos mais inflação, por isso é provável que a  projeção do IPCA para 2022 fique acima dos 4,40% sinalizados pelo mercado. O  ajuste da Selic não deve parar nos 9,50%a.a.. Vamos ver!

ouça nosso podcast!

Economia do dia a dia

Um resumo dos principais acontecimentos de cada dia que podem influenciar na taxa de câmbio, tudo isso em menos de 1 minuto.

ouça agora