acesse sua contaabrir conta
Relátórios de economia
29/8/2023

Quem manda no câmbio essa semana?

Por

Cristiane Quartaroli

CAUSA:

Alguns fatores podem adicionar volatilidade para a taxa de câmbio ao longo desta semana. Além do fechamento do mês, que tradicionalmente já traz um comportamento de volatilidade por conta da formação da Ptax, nesta semana ainda teremos divulgação da taxa de desemprego nos EUA. Esse indicador costuma ser um fator importante para o comportamento do câmbio. Um número muito expressivo nos dados de emprego pode pressionar o câmbio, pois sinalizará que a economia americana segue muito forte, obrigada! Reforçando as apostas de juros mais altos nos EUA. Já números mais fracos podem trazer alguma folga para o comportamento da nossa moeda. Além disso, também vamos conhecer o PIB referente ao 2º trimestre deste ano aqui no Brasil que, embora não deva ter impacto direto sobre o câmbio, pode direcionar as projeções futuras.

CONSEQUÊNCIA:

Falando em projeções, o mercado continua otimista com o crescimento econômico do Brasil. As projeções têm sido revisadas para cima com frequência. Se no início do ano, o mercado projetava cerca de 1% de PIB para o final deste ano, atualmente, esse número está em2,31%, mostrando que nossa economia segue resiliente, apesar dos juros ainda elevados. Por outro lado, as projeções de câmbio voltaram a subir, impulsionadas pela expectativa de aumento de juros nos EUA e baixo crescimento na China. As próximas semanas, serão importantes para sinalizar se esse comportamento deve continuar ou não.

ouça nosso podcast!

Economia do dia a dia

Um resumo dos principais acontecimentos de cada dia que podem influenciar na taxa de câmbio, tudo isso em menos de 1 minuto.

ouça agora