acesse sua contaabrir conta
Relátórios de economia
29/11/2022

Na torcida pelo Brasil

Por

Cristiane Quartaroli

CAUSA:

Estamos todos na torcida pelo Brasil e não é  só na Copa. As últimas semanas têm sido de muita aversão ao risco e  volatilidade para os principais ativos brasileiros, principalmente, para  nossa taxa de câmbio. A ausência de alguma sinalização sobre como será a  condução da política fiscal a partir do próximo ano e as dúvidas sobre quem  fará parte da equipe ministerial do próximo governo são os combustíveis para  o aumento da aversão ao risco no mercado local.    

CONSEQUÊNCIA:

Enquanto esses temas estiverem no banco de reservas,  aguardando para serem convocados, fica difícil imaginar qualquer tendência  mais clara para a nossa taxa de câmbio. Vale lembrar que o cenário externo  também não tem ajudado, já que as incertezas sobre o futuro dos juros nos EUA  e na Europa são ainda persistentes e o risco de recessão global parece estar  cada vez mais próximo. Ou seja, o cenário não é dos melhores, mas a torcida  para dias melhores precisa continuar. Já a torcida para a Copa parece que  está funcionando!!!

ouça nosso podcast!

Economia do dia a dia

Um resumo dos principais acontecimentos de cada dia que podem influenciar na taxa de câmbio, tudo isso em menos de 1 minuto.

ouça agora