Nosso time de especialistas fará contato assim que possível para atender sua demanda.
Nosso time de especialistas fará contato assim que possível para atender sua demanda.
Por
No vai e vem dos mercados observamos recentemente uma nova piora em nossa medida de risco-país - indicador que já havia sofrido muito no ano passado com o avanço da pandemia, que melhorou após o início da vacinação, e voltou a piorar recentemente por conta da crise institucional que se instaurou no Brasil. Mas o que é, afinal, esse indicador? Risco-país é um conceito econômico que expressa a probabilidade de insolvência de um país frente aos investidores estrangeiros. Ou seja, quando estrangeiros pensam em investir no Brasil, por exemplo, consideram o risco-país um dos termômetros mais fiéis para saber a capacidade de uma nação honrar seus compromissos financeiros e dívidas, sobretudo, em momentos de alta incerteza, como o que estamos vivendo.
Então, um aumento na medida de risco impacta diretamente no comportamento dos mercados e, sobretudo, na taxa de câmbio, que voltou a se depreciar na semana passada após as manifestações do 7 de setembro. E, apesar do presidente Bolsonaro ter sinalizado um tom mais moderado com a intenção de “apaziguar” os ânimos da tão falada crise institucional, não sabemos até quando isso vai durar. Ou seja, em nossa visão, ainda vamos ver muita volatilidade nos próximos meses, pois as indefinições são muitas e os riscos são grandes.
Um resumo dos principais acontecimentos de cada dia que podem influenciar na taxa de câmbio, tudo isso em menos de 1 minuto.
ouça agora