acesse sua contaabrir conta
Relátórios de economia
13/9/2019

Declaração De Amor E Demissão

Por

Fernanda Consorte

CAUSA:

Mais uma vez o  presidente dos EUA, Donald Trump, conseguiu atrair os holofotes do mercado  quando anunciou em sua conta do Twitter que vai adiar do dia 1º para o dia 15  de outubro o aumento das tarifas sobre US$ 250 bilhões em produtos chineses.  E ainda deixou claro que está fazendo isso como forma de “política de boa  vizinhança”. Com sua declaração de amor, Trump ofuscou outros acontecimentos  não menos importantes que aconteceram nesta semana:    

✔ A reunião do Banco Central Europeu, que trouxe uma série de medidas para  estímulo da economia, dentre elas, o corte dos juros => deu bom.    

✔ No Brasil, o embate político a respeito da reforma tributária resultou na  demissão do secretário da Receita, Marcos Cintra, que se posicionava a favor  da criação de uma nova CPMF aos moldes antigos => deu ruim.    

CONSEQUÊNCIA:

Mercado reage bem, sobretudo à declaração do Trump, que traz  um pouco de trégua à guerra comercial EUA x China. Já o cenário local  começará a prestar mais atenção ao desenrolar da reforma tributária que, por  sinal, ainda nem saiu do papel. Enquanto isso, Tasso Jereissati, relator da  Reforma da Previdência no Senado, está concentrando todos os seus esforços  para aprová-la o quanto antes.    Dólar abaixo dos R$4,10 é a pura consequência do afago do Trump aos  chineses. Que continuem as boas notícias.

ouça nosso podcast!

Economia do dia a dia

Um resumo dos principais acontecimentos de cada dia que podem influenciar na taxa de câmbio, tudo isso em menos de 1 minuto.

ouça agora