acesse sua contaabrir conta
Relátórios de economia
20/6/2023

De olho na Selic

Por

Cristiane Quartaroli

CAUSA:

Em semana de decisão sobre os juros aqui no  Brasil, o assunto não poderia ser outro. Embora a expectativa predominante do  mercado seja de que o Banco Central deva manter a Selic em 13,75% a.a. na  reunião desta semana, existe a dúvida se já não há espaço para uma primeira  redução. Em nossa visão, o Banco Central deverá manter o caráter técnico que  vem demonstrando desde o início da gestão, sinalizando que, embora a inflação  tenha mostrado queda nos dados mais recentes, parte dessa desaceleração deve-se  a efeitos estatísticos. Dessa forma, ainda será necessário observar com mais  atenção os próximos indicadores, para só então poder iniciar o ciclo de  redução da Selic.  

CONSEQUÊNCIA:

E parece que o mercado já precificou esse movimento. Tanto  que as projeções tiveram uma revisão substancial no último relatório Focus.  As projeções para a Selic cederam mais um pouco (a partir da decisão de  agosto), com isso, as projeções de crescimento aumentaram significativamente.  Além disso, o mercado ajustou as projeções de câmbio e de inflação para  baixo. Ou seja, parece que o quadro para nossa economia está melhorando, mas  ainda bastante dependente da evolução da Selic nos próximos meses. Vamos ver!

ouça nosso podcast!

Economia do dia a dia

Um resumo dos principais acontecimentos de cada dia que podem influenciar na taxa de câmbio, tudo isso em menos de 1 minuto.

ouça agora