acesse sua contaabrir conta
Relátórios de economia
5/7/2021

Correndo contra o vento

Por

Cristiane Quartaroli

CAUSA:

O comportamento do câmbio foi de valorização  em junho. Isso é fato. O avanço da vacinação e a expectativa de mais aumentos  de juros por aqui foram os principais motivos que levaram o câmbio para baixo  de US$/R$5,0 ao longo do mês passado. Claro que com muita volatilidade!  Contudo os obstáculos políticos internos, o fortalecimento da economia  americana e, consequentemente, do dólar, acabaram comprometendo uma  recuperação mais expressiva do real desde o início de julho.    

CONSEQUÊNCIA:

Então, a sensação é de uma corrida contra o vento. A gente  acredita (ou imagina, ou quer acreditar, ou então torce mesmo) para que nossa  moeda valorize mais. Afinal, pensando que taxa de câmbio também é uma medida  de risco país, quanto mais valorizada, menor é o risco e mais atrativo é  nosso país diante dos olhos dos investidores. Torcemos para isso! Mas, por  enquanto, o vento ainda está contra e nos resta apenas enfrentá-lo.

ouça nosso podcast!

Economia do dia a dia

Um resumo dos principais acontecimentos de cada dia que podem influenciar na taxa de câmbio, tudo isso em menos de 1 minuto.

ouça agora