acesse sua contaabrir conta
Relátórios de economia
21/7/2020

Confiança

Por

Cristiane Quartaroli

CAUSA:

A FGV divulgou na semana passada as prévias  dos indicadores de confiança do mês de julho e todos continuaram mostrando  uma recuperação significativa após o tombo observado entre os meses de março  e maio. As expectativas do empresariado e da população, assim como a  confiança, são importantes termômetros da economia do País. Ou seja, quanto  mais otimismo, maior a propensão ao consumo e ao investimento e o contrário  também é verdadeiro, concordam? E, claro, os aumentos dos investimentos e do  consumo alimentam o crescimento econômico e a criação de empregos - assim  esperamos e desejamos! Já em tempos de pessimismo, os investimentos e o  consumo diminuem, desacelerando a atividade econômica - estamos sentindo na  pele!  

CONSEQUÊNCIA:

O pior já passou? Ainda não sabemos, mas a sinalização mais  recente dos dados de confiança é positiva para a economia como um todo e  vista com bons olhos pelos mercados financeiros. Com a pandemia dando uma  trégua (eu sei que essa questão ainda difícil de visualizar, mas esse dia vai  chegar) e os indicadores de confiança melhorando ainda mais, talvez, a gente  até consiga vislumbrar algum alívio maior na taxa de câmbio.

ouça nosso podcast!

Economia do dia a dia

Um resumo dos principais acontecimentos de cada dia que podem influenciar na taxa de câmbio, tudo isso em menos de 1 minuto.

ouça agora